Juventude e Cultura Periférica: Trabalho e Cidadania
SOBRE
O projeto Juventude, Trabalho, Cidadania e Cultura Periférica foi construído pelo Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ), em parceria com a União de Negras e Negras e Negros Pela Igualdade (UNEGRO) de São Paulo, e é financiando pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, através de uma Emenda Parlamentar da Dep. Leci Brandão.
Trata-se de uma formação na modalidade de Educação a Distância (EaD), assíncrona, com exigência mínima de 40 horas de atividades para obtenção de certificado, voltada prioritariamente a jovens das regiões periféricas das cidades paulistas.
Vem com a gente!
METODOLOGIA E OBJETIVO
O curso buscará articular as vivências e conhecimentos produzidos nas periferias, os conhecimentos e atuação dos movimentos sociais organizados e o conhecimento acadêmico.
Os conteúdos são relacionados à cultura na periferia, racismo estrutural, juventude e trabalho, com temas voltados à construção de habilidades, que tratarão de criação e gestão de projetos, comunicação digital e empreendedorismo social.
Espera-se fomentar a liderança dos jovens em projetos sociais, engajamento comunitário e associativismo, produzindo uma simbiose que amplie a possibilidade de acesso ao trabalho decente e a atuação dos jovens no desenvolvimento sustentável dos territórios.
Juventude e trabalho digno porta de entrada, porta de saída
Professsor: Euzébio Jorge Silveira de Sousa
A disciplina propõe tratar da temática da juventude a partir das transformações do mundo do trabalho geradas pela economia de plataforma e ocupações uberizadas. A partir de uma abordagem estrutural, a disciplina tratará de quatro eixos: O primeiro trará dados empíricos da inserção laboral dos jovens na Bahia, no Brasil e no mundo; O segundo tratará da interseção dos temas juventude, classe e o subdesenvolvimento brasileiro (Centralidade no mundo do trabalho); o terceiro eixo apresentará a inserção dos jovens no mundo do trabalho a partir das novas tecnologias e da economia de plataforma; e o quarto trará a agenda de trabalho decente.
Classe, Raça e gênero: Desigualdades estruturais no Mercado de trabalho Brasileiro
Professora: Larissa da Silva Fontana
Aborda as relações de classe, raça e gênero na sociedade brasileira e latino-americana. Formação social do Brasil e a história das subalternizações que geram as desigualdades estruturais refletidas no mercado de trabalho. O Trabalho Decente como forma de combater as desigualdades estruturais. Apresenta o conceito de Maioria Minorizada e cidadania mutilada como fruto desse processo histórico.
Juventude agricultora e o Associativismo
Professor: Elvio Aparecido Motta
Contexto histórico e sociocultural da agricultura com ênfase na agricultura familiar. A importância da juventude para sua coexistência e o associativismo como estruturante para sua manutenção e consequente fortalecimento. Processo de socialização de territórios nas ações práticas das comunidades indígenas; Processo de socialização de territórios nas ações práticas das comunidades de povos tradicionais; Diversidade sociocultural no rural brasileiro; Lutas pelo acesso à terra e defesa dos territórios; Agroecologia e soberania alimentar; Popularização do consumo do alimento agroecológico e orgânico como estratégia da manutenção da saúde; Juventudes, relações de trabalho e sucessão rural; Valorização e afirmação do trabalho feminino na agricultura familiar; Associativismo e cooperativismo como estruturante para a manutenção da agricultura familiar; Acesso a saúde e a educação como direito.
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Captação e gestão financeira de recursos para projetos
Professora: Karine Oliveira
A disciplina trará um contexto sobre formas de captação de recurso, desde as tradicionais como editais, crédito e financiamento, como outros novos olhares para captação. Formas populares e ancestrais de captação de recursos, bem como uma jornada de como aplicar e gerenciar esses recursos. Um novo olhar sobre captação de recurso: Perspectiva histórica e ancestral. Se preparando para a grana: Planejamento Financeiro Inicial. Orçamento! um mal necessário. Formas de captação de recurso tradicionais. Formas de captação de recursos inovadoras. Formas de captação de recursos periféricas. Executando um plano de ação, hora da mão da massa. Prestação de contas: princípios éticos. Análise Financeira: começando o ciclo novamente! Máscaras por nós! Uma experiência de Black Money na prática.
Necropolítica, Brutalismo e Genocídio da Juventude
Negra – Exercícios (Re)existência à partir das Periferias
Professor: Alexsandro Santos
Nesta disciplina, pretendemos dialogar sobre (1) as estratégias de
controle e desumanização instaladas nos processos de dominação
produzidos e sustentados na colonialidade capitalista e seus efeitos
sobre os corpos e subjetividades das juventudes negras e periféricas e
(2) as táticas e rotas produzidas a partir das periferias para resistir,
enfrentar e desmobilizar esses processos em seus territórios,
anunciando possibilidades de reinvenção do mundo contemporâneo.
Gingas, Rimas e Traços: História e atualidade das
juventudes negras e periféricas no Estado de São Paulo
Professor: Alexandre Padinha
As concepções universalistas x concepções relativistas que giram em
torno da juventude negra periférica do Estado de São Paulo, traz uma
abordagem pertinente à discussão do quanto a cosmologia é reativada
na troca de saberes devendo ser abordada e discutida sobre uma visão
etnológica. Teorias sociais como: multiculturalismo e interculturalismo,
são chaves a este debate, em que identidade e cultura são elementos
estruturantes sobre: raça e racismo, permeados as construções culturais
da desigualdade de gênero e etnia, classes sociais e cultura, na
estratificação social de nossa sociedade no Estado de São Paulo, assim
desencadeia consequências culturais da globalização perversa neste
território.
Movimentos Sociais e Participação Política das
Juventudes Brasileiras
Professor: Davidson Ribeiro
As concepções universalistas x concepções relativistas que giram em
torno da juventude negra periférica do Estado de São Paulo, traz uma
abordagem pertinente à discussão do quanto a cosmologia é reativada
na troca de saberes devendo ser abordada e discutida sobre uma visão
etnológica. Teorias sociais como: multiculturalismo e interculturalismo,
são chaves a este debate, em que identidade e cultura são elementos
estruturantes sobre: raça e racismo, permeados as construções culturais
da desigualdade de gênero e etnia, classes sociais e cultura, na
estratificação social de nossa sociedade no Estado de São Paulo, assim
desencadeia consequências culturais da globalização perversa neste
território.
Africanidades na Cultura Brasileira
Professora: Aparecida Célia dos Santos
A disciplina Africanidades na Cultura Brasileira se propoe a ampliar o debate acerca da implementação da Lei 10.639, bem como contribuir com reflexões que fomentem a importância do legado histórico e cultural do povo negro. É necessário ressaltar que a noção de universalismo como resolução de conflitos será refutada assim também como o mito da democracia racial. Salientando a necessidade de promover o fortalecimento da identidade nacional brasileira, que tem no povo negro suas bases fundadas. Sendo portanto objeto de luta para o povo negro que vive desde sua chegada em terras brasileiras,um processo sistemático de racismo estrutural, que produz o apagamento de sua cultura, história, memória e quando não o embranquecimento. Produzindo, assim, a crença de menos valia desta população, embasando da ideia de inferioridade que nos é apresentada, nos livros didáticos,na mídia e em diversas formas de comportamento ao redor. Tendo como efeito inúmeras consequências nefastas, que corroboram com relação de permanência na pobreza, esta manifestada em suas mais diferentes formas.
Juventude periférica: Arte e Cultura como prática de ReExistência
Professora: Andrea Aparecida de Jesus Mendes
A disciplina propõe apresentar um panorama geral sobre a cultura e as artes de base periférica, tendo como principal finalidade a promoção de um debate crítico em torno destas expressões e movimentos lidos como marginais. A forma mais eficiente de alcançar a conscientização identitária é proporcionando o reconhecimento dos valores culturais, através de trocas e diálogos. É preciso trabalhar para que o indivíduo seja “[…] capaz de reconhecer a si próprio […] e de construir sua própria realidade” (BARBOSA, 1998, p. 14). Neste sentido, a disciplina, composta por 7 aulas, propõe apresentar as produções culturais e artísticas periféricas como potencialidades e possibilidades de entender a existência da diversidade cultural do país e do mundo.
Raça, juventude e brasilidade
Professora: Larissa da Silva Fontana
Essa disciplina tem como objetivo compreender o papel da raça e da mestiçagem no projeto de identidade nacional brasileira, construído após a abolição da escravatura e a Proclamação da República, que culminou no estabelecimento do mito da democracia racial, aspecto primordial no imaginário hegemônico de Brasil e de brasilidade que circula ainda hoje. Ao longo das aulas, buscaremos explorar a concepção de cultura mestiça, os processos de criminalização da herança e da presença africana no Brasil e as imagens de controle interseccionais que marginalizaram corpos negros jovens no entrecruzamento de opressões de gênero, raça, classe e geração. Além disso, analisaremos a construção de identidades políticas negras a partir da perspectiva dos movimentos negros na tentativa de combater o racismo estrutural brasileiro, que produz desigualdades socioeconômicas e culturais até os dias atuais.
Perguntas frequentes
O curso é ao vivo?
Não, as aulas do curso são gravadas e você pode assistir no horário que quiser, quantas vezes quiser.
Por quanto tempo o curso estará disponível?
Após a confirmação da matrícula o curso ficará disponível por 03 meses para a conclusão
Não recebi os dados de confirmação. O que eu faço?
O e-mail com os dados de acesso pode ser considero spam. Por isso, cheque o seu lixo eletrônico. Se mesmo assim não tiver recebido, envie uma solicitação para monitoria@cemj.org.br. O suporte funciona de segunda a sexta, em horário comercial. Caso faça alguma solicitação fora desse período, aguarde a resposta.
Cadastrei meu e-mail errado. Como posso alterar?
Envie uma solicitação para monitoria@cemj.org.br. O suporte funciona de segunda a sexta, em horário comercial. Caso faça alguma solicitação fora desse período, aguarde a resposta.
O curso terá certificado?
Sim, O certificado será emitido logo após o término das disciplinas
Esse certificado pode ser aceito em instituições de ensino?
Sim, muitas instituições de ensino superior aceitam como comprovação do cumprimento das horas complementares.
Tive problemas com o certificado. O que fazer?
Se você teve alguma dificuldade para baixar seu certificado ou nome exibido no certificado está incorreto, envie um e-mail para: monitoria@cemj.org.br.
Preciso fazer todas as disciplinas para ter o certificado?
Não, cada disciplina é um curso completo e tem o seu certificado específico
Posso fazer quantas disciplinas?
Não há um número máximo de disciplinas.
Quantas vezes posso assistir cada aula?
Você pode assistir às aulas quantas vezes desejar durante o período de 03 meses, a contar a partir da data da confirmação da matrícula.
Posso fazer download dos vídeos das aulas?
Não é possível fazer download dos vídeos, mas você poderá assisti-los durante o período de 03 (três) meses, a qualquer hora.
Posso fazer o download do material de apoio?
Sim.